Um dos conceitos chave da saúde integrativa é o de bio individualidade.
O conceito da Bio Individualidade é a ideia de que cada um de nós tem necessidades únicas de alimentação e estilo de vida… e, como nós, também os nossos patudos!
Apesar de pertencerem à mesma espécie, são seres únicos e com necessidades diferentes! Tudo vai influenciar esta individualidade: os genes que trazem, o meio onde vivem, as experiências vivenciadas, a alimentação, o exercício físico… a informação genética e epigenética!
É pelo conceito de bio individualidade que conseguimos compreender porque é animais com a mesma doença, manifestam sintomas diferentes e uns têm melhor ou pior prognóstico… Ou porque é que animais da mesma ninhada fazem diarreias e outros não, embora com a mesma dieta…porque é que sendo irmãos alguns têm um comportamento completamente diferente de outros! Porque é que alguns animais têm necessidades de passeio e estímulo físico e intelectual completamente diferente de outros.
A maneira como os vamos ajudar a viver uma vida plena saúde deve, portanto, ser direcionada para quem é o nosso paciente nesse exato momento da vida dele!
Quem é o seu patudo?
Lembra-se da roda da vida do animal que publicámos recentemente?
Se o objetivo for fazer um diagrama o mais expandido possível nessa mesma roda em relação ao bem estar do seu patudo, como seria esse diagrama neste momento?
Em que áreas poderia implementar mudanças positivas?
É a partir daí que podemos implementar melhorias, com conhecimento e acompanhamento!
Na alimentação, sobre o qual temos recebido várias questões em particular relacionadas com a alimentação natural, a bio individualidade é chave!!! Não há uma fórmula única para todos!
Importa termos conhecimento… dos alimentos, das possibilidades de tratamentos, suplementos, estímulos, etc e, sobretudo conhecermos bem o nosso patudo! Como é o seu comportamento? Onde procura conforto? Coça-se, não se coça? Como são as suas fezes?
Ao introduzirmos alimentos novos (sempre com acompanhamento) estarmos atentos ao que ele nos comunica.
Os cães / gatos não falam? Falam pois! À sua maneira! Nós, como tutores temos o dever de estarmos atentos, conhecer os sinais e sintomas, procurarmos conhecimento e ajuda!
Nós, na Clínica Veterinária das Nogueiras, estamos aqui para o acompanhar nesta jornada de saúde e bem estar!